Olá pessoal! Vocês sabem que a dissertação é estruturada da seguinte forma: um parágrafo para a introdução, dois ou três para o desenvolvimento e o último para a conclusão. Mas como começar a redação e garantir uma introdução de qualidade e que prenda o leitor para que ele se sinta convidado a continuar a leitura? Eis a questão. Atente para os aspectos a seguir:
- Indicadores de temporalidade/ espacialidade
Com o intuito de restringir o pressuposto de localização, é válido solicitar que você, aluno, delimite o aspecto espacial que se quer discutir: “Na civilização ocidental/ oriental”, “Na sociedade brasileira/ latino-americana”, entre outros, de acordo com a discussão que o tema abarca. Tal demarcação certamente exige seu conhecimento prévio sobre o recorte geográfico que pretende selecionar e auxilia no processo de contextualização da unidade temática local (do parágrafo) e também na coerência global da produção escrita.
- Tópico-frasal
O tópico frasal ou a ideia núcleo representa, para o parágrafo em geral, a exposição/ proposição de um eixo temático que a unidade selecionada evidencia. Assim:
“O tópico frasal constitui um meio muito eficaz de expor ou explanar ideias. Enunciando logo de saída a ideia-núcleo, o tópico frasal garante de antemão a objetividade, a coerência e a unidade do parágrafo, definindo-lhe o propósito e evitando digressões impertinentes.”, segundo Garcia (2002) [1]
No que se refere ao parágrafo inicial de um texto dissertativo, é válido ressaltar que, além do tema definido, a ideia-núcleo suscita a explicitação do enfoque a ser desdobrado (ao longo do texto) ou esboço da tese a ser defendida. Dessa maneira, o tópico frasal no parágrafo de introdução orquestra, administra e engendra outras ideais ramificadas para a tese que será desenvolvida. Nesse aspecto, ele delimita um ponto de vista, um posicionamento que o autor comprovará por meio de exemplos, comparações, progressões, relações de causa e consequência, contrastes, afirmações, entre outros recursos.
- O uso de perguntas na introdução
Bem, meus queridos alunos, não tenham receio de começar o texto. Sigam as orientações dadas e aprimorem cada vez mais suas introduções. Qualquer dúvida, estou à disposição. Um grande beijo!
Andréa
[1] GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 22.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002.