Queridos alunos, aqui estão outros recursos que podem ser usados na construção dos argumentos da sua dissertação. Observem:
- ARGUMENTAÇÃO POR CAUSA E CONSEQUÊNCIA: O principal elemento constitutivo das redações dissertativas está na relação entre o ponto de vista e argumentação. O mais importante do texto dissertativo é o processo de argumentar, de fundamentar competentemente aquilo que se afirma. As causas são as justificativas de nossas opiniões. As consequências ou conclusões, são as decorrências ou os desdobramentos da opinião, do ponto de vista defendido.Verifiquemos um exemplo:
Constatamos que, no Brasil, existe um grande número de correntes migratórias que se deslocam do campo para as pequenas ou grandes cidades.
Para encontrarmos uma causa, perguntamos POR QUÊ? ao tema acima. Dentre as respostas possíveis, poderíamos citar o seguinte fato:
A zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem no campo.
No sentido de encontrar uma consequência do problema enfocado no tema acima, cabe a seguinte pergunta: O que acontece em razão disso? Uma das possíveis respostas seria:
As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalho.
- ARGUMENTAÇÃO POR EXEMPLIFICAÇÃO:
Além da apresentação de razões e decorrências, é possível fundamentar uma posição num texto dissertativo por meio de outros recursos argumentativos, entre os quais ressalta-se a apresentação de dados e fatos- a exemplificação. Esse recurso argumentativo é amplamente usado quando a tese defendida é muito teórica e necessita de esclarecimentos com mais dados concretos.
Durante uma conversa com alguém, não fica mais fácil entender quando é dado um exemplo do assunto falado? Assim mesmo é no seu texto. O exemplo contribui na clareza e aumenta o poder de persuasão das suas palavras. Há alguns autores que deixam livre a escolha de um exemplo real ou fictício. Eu, particularmente, prefiro os verídicos, pois oferecem mais consistência às ideias e opiniões que você defender.
Beijos!
Andréa
Nenhum comentário:
Postar um comentário