01 novembro, 2012

Relato de experiência






Essa postagem é especialmente destinada aos meus queridos alunos do 7º ano. Observem:

Existem diversos tipos de relatos de experiência. Vou me deter aqui aos tipos que mencionei em sala de aula: o de experiência pessoal e o de experiência escolar.


Relato pessoal: Fato (s) de sua vida pessoal que você queira compartilhar em forma de um relato.

  • É feito em 1ª pessoa, de forma subjetiva, detalhada, geralmente com linguagem coloquial. O assunto é abordado de forma a destacar a participação ou o ponto de vista do enunciador sobre o que é relatado, ou seja, sobre fato ocorrido no passado. Por isso mesmo o tempo verbal mais utilizado é o pretérito perfeito.
  • Aparecem nesse tipo de relato elementos da narrativa como: personagens, espaço (lugar), tempo, descrições, etc.

Relato de atividade escolar: Esse tipo é mais utilizado na vida acadêmica e possui mais regras quanto a sua produção. Siga os passos a seguir:


  • Desenvolva um ou dois parágrafos relatando as origens da atividade que agora você passa a compartilhar.
  • Descreva em poucas linhas quais os objetivos do projeto ou da atividade feita.
  • Faça uma breve descrição do desenvolvimento das atividades. Procure assinalar as principais etapas da preparação, apresentação aos e dos alunos, desenvolvimento e conclusão; comente os principais acontecimentos, o seu envolvimento e de outros colegas do grupo e de outros grupos, os materiais utilizados. Você pode se basear nas questões a seguir, bem como complementar com outras que julgar necessárias:


- Quais as etapas realizadas?
- Como foi a pré-operação? O que foi necessário organizar e providenciar antes do início da atividade?
- Quais os materiais utilizados?
- Como foi a apresentação da proposta pela professora a vocês alunos? Contou com a colaboração de outros professores ou parceiros? Como foi a aceitação da proposta?
- Quais as ações realizadas?
- Como foi o envolvimento de cada um de vocês alunos? Trabalharam em grupos ou individualmente? Houve colaboração entre os grupos?
-  Quais habilidades vocês mobilizaram para realizar as diferentes etapas do projeto?
- Quais os principais resultados obtidos?
  • Finalize apresentando as referências bibliográficas que foram base para sua atividade. Essa informação é muito importante para que os leitores possam identificar quais os autores principais balizam suas práticas e suas reflexões. Essas referências  são fundamentais. É como um laboratório que permite outras reflexões e aprofundamentos. Mencione quais as referências (livros, artigos, sites da Internet,) utilizadas no decorrer do trabalho.
  • Textos, imagens, vídeos, sites sugeridos pelo professor durante as aulas também devem ser citados. São as seguintes as orientações para se citar as obras, sites e materiais consultados: 
Sobrenome do autor – todo em letra maiúscula, (vírgula) seguido do  nome do autor - por extenso ou abreviado, usando só a primeira letra. (ponto). Nome do livro – em itálico e apenas com a primeira letra maíúscula (se houver dois pontos, hífem ou outro sinal gráfico que indique uma explicação/complementação do título, o que vier após essa marca deve vir SEM o itálico; (ponto) Local onde o livro foi publicado (dois pontos); Editora – nome da editora (vírgula); Edição - número da edição, se houver (vírgula) e por último, Ano de publicação.
Veja os  exemplo: 
FRANÇA, J. L.; VASCONCELLOS, A. C. A. Manual para normatização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: UFMG, 2008.


Espero tê-los ajudado!
Beijos!
Andréa

Um comentário:

Anônimo disse...

andreia esse blog tá lindo :) porque tu nao cria também uma página no face? amanda